Momento Formativo e procissão luminosa marcam segundo dia da Romária do Apostolado da Oração no Nordeste.
Membros do Apostolado da Oração, bispos, padres, seminaristas e freiras de vários estados brasileiros se reuniram em Juazeiro do Norte para a primeira peregrinação do Apostolado de Oração no Nordeste, de 28 de abril a 1º de maio de 2023. O tema do encontro foi "Padre Cícero e a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus", pois a história do Patriarca do Nordeste se confunde com a fundação do Apostolado da Oração na Capital da Fé, há mais de um século.
O evento começou com uma manhã de treinamento na Igreja do Bom Jesus do Horto, localizada no alto da Serra do Catolé, onde fica a estátua do Padre Cícero Romão. O jornalista Francisco Mário conduziu a formação, lembrando aos participantes que a devoção do padre Cícero ao "Coração que tanto amava os homens e é tão pouco amado por eles" estava presente na vida do padre antes mesmo de receber o sacramento da ordenação. Implementou a devoção como forma de catequese e para aproximar a fé das pessoas.
A manhã terminou com a renovação do ato de consagração do serviço eclesial ao Sagrado Coração de Jesus, reforçando o espírito de pertencimento e afeto filial.
À tarde, os membros do Apostolado da Oração chegaram ao Largo do Socorro para o momento comemorativo de encerramento do segundo dia da peregrinação. As fitas de cetim vermelho, uma das características de quem participa do Apostolado da Oração, e as bandeiras agitadas ao vento, tomaram conta de grande parte da praça. Após a oração do Angelus, o diretor do Apostolado Nacional de Oração, padre Eliomar Ribeiro, abençoou as velas. As chamas e a luz da fé iluminaram as ruas da cidade para uma procissão de quase 2 km até a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores. A última Celebração Eucarística do dia foi presidida pelo bispo de Jequié - BA, e figura referencial no Brasil para o Apostolado da Oração, Dom Paulo Romeu Dantas, e concelebrada por sacerdotes diocesanos e peregrinos.
Durante a reflexão sobre a liturgia da Palavra, que apresentou o rosto de Cristo como Bom Pastor, Dom Paulo enfatizou que nada se compara ao amor de Deus pelo povo escolhido. Ele lembrou que a sociedade está se afastando cada vez mais do amor de Deus e não reconhecendo a escolha amorosa. Ele renovou seu convite para "permanecer no meu amor" (João 15:9) durante a peregrinação.
Ao final da missa, Dom Paulo pediu licença para oferecer à Virgem Maria uma canção que aprendeu quando tinha cerca de oito anos e o acompanha em sua jornada missionária desde então.
Redação Equipe Santa Clara
Foto: Rozelia Portal Mãe das Dores Juazeiro
Comentários
Postar um comentário